Autoconhecimento: onde tudo começa.

Autoconhecimento: onde tudo começa.

Muitos profissionais com talento, habilidades e boas oportunidades e, entre eles, vários que ocupam cargos de chefia, estão bem longe de onde poderiam estar, principalmente pela falta de autoconhecimento.

Entre tentativas de fazer o que achamos correto, como qualquer ser humano, sempre teremos erros, acertos, achismos e fracassos.

Mas também existe uma luz no fim ou no início desse túnel corporativo, pois o autoconhecimento nos permite perceber com mais clareza e facilidade onde estamos nessa caminhada, para montarmos uma estratégia de onde queremos chegar, por meio de um Programa de Desenvolvimento de Carreira, Coaching ou outra ferramenta disponível acessível no mercado.

Com perguntas simples, é possível, entendermos onde estamos, conforme descrito abaixo.

Propósito de Vida

Qual é o meu propósito de vida? Por que eu estou neste lugar? Eu estou caminhando na direção certa? O que me completa e me deixa realizado? Por que eu acordo todas as manhãs?

Visão de Futuro

Onde eu quero chegar? Se gerencio pessoas, para onde estou levando minha equipe? Minha equipe sabe para onde está indo?

Crescimento Pessoal

Eu dedico tempo suficiente para me conhecer melhor? Eu estou investindo em mim?

Expectativa X Realidade

Eu conheço meus pontos fortes e pontos fracos? Eu valorizo meus pontos fortes? Busco trabalhar aqueles pontos que não me favorecem?

Paixão

Eu faço o que amo e amo o que faço?

Resultados

Os objetivos que tenho traçado são factíveis para mim, para meus pares, meus liderados e para a organização?

Eu estou sinceramente interessado na vida e no desenvolvimento das pessoas ao meu redor?

Eu me conheço, sei quais as competências necessárias e importantes para desenvolvimento do meu papel e responsabilidades dentro do cargo que estou atualmente?

Se desempenho papel de liderança, conheço bem a minha Equipe, sei como gerenciar as competências de minha equipe de trabalho? Aonde preciso melhorar, enquanto gestor?

Enfim, você tem respostas objetivas para estas perguntas?

De acordo com a psicóloga Tasha Eurich, que dedicou 4 anos da sua vida profissional a investigar o tema, o autoconhecimento é uma excelente ferramenta de gestão de pessoas e somente 15% dos gestores utilizam dessa ferramenta para fazer gestão de si mesmo e de sua equipe de trabalho.

E você? O que pensa sobre isso? Já investiu em autoconhecimento? Já ouviu falar em mapeamento de competências? Hoje no mercado existem inúmeras ferramentas que nos ajudam a ter essa resposta.

Nós, da Ação Consultoria, utilizamos diversas ferramentas, avaliações e testes que auxiliam no mapeamento de competências e análise de perfil.

Trabalhamos com testes psicológicos como D2 – Atenção Concentrada, G36 – Inteligência não verbal, testes de Raciocínio abstrato e espacial, Quati, BpR-5, G-38, PMK, (conforme aprovação do CFP); Avaliações de perfil comportamental como DISC, Profiler, Facet, Avaliação Preferencial Cerebral e Comportamental – IBC; Dinâmicas e Atividades como Puxa Conversa, Plano de Carreira, Passado/Presente/Futuro, Avaliação técnica e prática, entre outros. Todos esses agregam no processo de autoconhecimento.

O conjunto de ferramentas auxilia tanto em processos seletivos, quanto em programas de desenvolvimento, tornando-os cada vez mais assertivos, uma vez que não são baseados em apenas uma percepção e sim em um conjunto de fatores, observações e analise dessas ferramentas aplicadas no profissional.

Investir em autoconhecimento é designar esforços para entender a si mesmo em todos os âmbitos. Com a compreensão profunda de quem você é e onde se encontra, é possível descobrir, mapear e analisar suas qualidades, capacidades, competências, bem como os seus pontos fortes e aqueles que devem ser melhorados.

Ela possibilita que você tenha oportunidades para se desenvolver constantemente, definindo estratégias, metas e objetivos para melhoria e alavancagem de sua carreira profissional.

O exercício constante dessa metodologia ainda permite que você compreenda melhor as pessoas ao seu redor.

Quer saber mais sobre o tema e como obter informações sobre seu time?

Entre em contato conosco:

Site: https://acaoconsultoria.com/

Facebook: facebook/AcaoConsultoriaBH

Linkedin: linkedin.com/company/acaoconsultoriabh

Instagram: instagram.com/acaoconsultoriaoficial