Aplicativos para médicos: conheça 5 opções!

Aplicativos para médicos: conheça 5 opções!

De fato, o avanço da tecnologia tem impactado positivamente em diversas áreas profissionais, e no setor de serviços relacionados à saúde não é diferente.

Há várias ferramentas tecnológicas que são muito úteis e práticas para o cotidiano de hospitais e clínicas. Entre elas, estão os aplicativos para médicos, que trazem agilidade para os profissionais desde a organização da agenda de atendimento aos pacientes até a indicação dos exames mais apropriados para cada tipo de doença.

Então, quer ganhar mais praticidade e qualidade no atendimento do seu estabelecimento de saúde? Continue lendo e confira algumas das melhores opções de aplicativos para facilitar a sua rotina médica!

Aplicativos médicos que descomplicam a sua vida

1. Evernote

O Evernote é o melhor aplicativo para salvar o médico de apuros como, por exemplo, ter que consultar um fluxograma de conduta durante uma apresentação clínica ou ter de se lembrar de um esquema terapêutico.

O aplicativo funciona como uma pasta de armazenamento, permitindo que você guarde todos os arquivos que necessita. Assim, ao utilizá-lo, o médico pode armazenar desde protocolos de condutas até fluxogramas e fotos de esquemas.

Sabe aquela reunião interna que você pretende fazer na sua clínica? Com essa plataforma é possível guardar os slides da apresentação do conteúdo a ser tratado — e, para acessá-los, basta dar alguns toques na tela. Assim, você pode consultar os seus arquivos no celular em todos os lugares e a qualquer hora.

2. Medscape

Quer se manter atualizado? O Medscap, aplicativo médico mais popular no mundo, te ajuda nessa missão! Com a ajuda dessa ferramenta, o médico pode encontrar informações sobre as patologias e os medicamentos que devem ser usados para combatê-las.

A plataforma foi testada e aprovada pela FDA (Food and Drugs Administration), órgão norte-americano responsável pelo controle de alimentos e drogas. Ao todo, há dados sobre mais de quatro mil doenças.

Além disso, o aplicativo também conta com mais de 120 calculadoras médicas, que ajudam a calcular as complexas fórmulas dos remédios e mantêm o profissional atualizado sobre pesquisas, estudos e avanços médicos realizados em todo o mundo, aumentando o seu repertório de conhecimentos.

3. Doctoralia

Com tantos compromissos no seu dia a dia, nem sempre o médico consegue se lembrar com exatidão de quais são os atendimentos que terá que realizar no seu expediente na clínica, certo? Para solucionar esse problema, uma alternativa é usar o Doctoralia, que é ótimo tanto para os médicos quanto para seus pacientes.

Com essa ferramenta, o profissional pode checar rapidamente a sua agenda do dia. Já o paciente pode usá-la para verificar a data e o horário em que deve retornar ao hospital, evitando que a consulta seja perdida e tenha que ser reagendada.

4. Resolution MD

Sem dúvida, ter que revirar arquivos de papel para encontrar exames dos pacientes ficou no passado. Com o auxílio do Resolution MD, o médico pode usar o seu celular ou computador para acessar as imagens dos exames de seus pacientes, verificar em que quadro clínico eles se encontram e, posteriormente, diagnosticá-los.

A grande vantagem desse aplicativo é o fato de reproduzir as imagens sem nenhuma perda de qualidade, garantindo ao médico a identificação do estado do paciente sem perigo de interpretar seus exames de maneira errada.

Também é possível compartilhar as imagens com outros profissionais, possibilitando que eles interajam e prestem um atendimento em conjunto.

5. Whitebook Clinical Decision

Ao baixar e usar Whitebook Clinical Decision, o profissional da saúde pode obter informações sobre mais de mil doenças, práticas e procedimentos médicos que ajudam muito no momento de sanar uma dúvida ou diagnosticar um caso incomum.

Basicamente, pode-se dizer que estamos falando de uma biblioteca da medicina que cabe no seu celular. E a ferramenta é administrada por uma equipe de médicos que a mantém atualizada em tempo integral, o que atesta a veracidade e a segurança dos conhecimentos fornecidos.

Enfim, depois dessas dicas, vale lembrar que os aplicativos para médicos não substituem a racionalidade do profissional. Ainda assim, eles são de enorme ajuda para tornar o seu trabalho mais moderno, ágil e eficiente.

E aí, gostou do post? Quer mais dicas como essa? Então nos siga nas redes sociais e receba conteúdos exclusivos! Estamos no Facebook e no LinkedIn.